top of page

         

        Caros Colegas,

 

​

      É com todo o gosto que vos convido para a XLVIII Reunião Anual da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.

        Como já é hábito, este encontro da nossa Especialidade, apresenta-se como um evento de prestígio para a Cirurgia Plástica Portuguesa permitindo, não somente a troca de conhecimento e experiências entre os pares, mas também o convívio num ambiente salutar de singela amizade e camaradagem.

      Este ano a Reunião vai decorrer, pela segunda vez, no Hospital das Forças Armadas Dom Pedro V, no Porto, nos próximos dias 16 e 17 de novembro, e terá como tema “A Estética na Especialidade de Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética”.

    Um cuidadoso programa científico de qualidade e com  conferencistas de renome nacional e internacional de excelência são pontos que jamais poderiam ser descurados, apostando-se mais, este ano, em "sangue novo" numa homenagem clara a todos aqueles que nos antecederam, e a quem muito devemos, num casamento perfeito com a cidade que abraça esta jornada.

    Os mais contemporâneos movimentos intelectuais e urbanos misturaram-se com a ancestral tradição desta cidade Invicta de uma forma ímpar. E devolveram-lhe a vida e a distinção perante os olhares de espanto dos locais e do mundo

   Pretende-se, assim, conciliar um agradável programa social proporcionando, aos nossos convidados, o que de melhor o Porto tem, do ponto de vista da cultura, do lazer e da gastronomia.

            Depois de o seu Centro Histórico ter sido nomeado como Património Cultural da Humanidade em 1996 e de ter sido distinguida, em 2017, como o Melhor Destino Turístico da Europa, pouco mais há a dizer do que ser, para mim, um orgulho viver e trabalhar nesta belíssima e nostálgica cidade pintada pela cor do granito.

     Além das históricas instalações militares do Hospital das Forças Armadas Dom Pedro V, onde decorrerão as jornadas científicas, iremos ter um Jantar de Honra no Salão Nobre do Quartel do Regimento de Artilharia nº 5, na Serra do Pilar, em Vila Nova de Gaia. Do zimbório do Mosteiro aí instalado, poderão ter a rara oportunidade de usufruir das únicas e deslumbrantes vistas sobre o rio Douro, a Ponte Luís I e a tão emblemática “Ribeira”.

      Após o encerramento dos trabalhos e da reunião da Sociedade, teremos um Jantar Convívio, de descontracção, em navegação no rio Douro, onde serão anunciados e entregues os Prémios para a melhor Apresentação e E-Poster. No final, todos estão convidados a perder-se, noite dentro, na animada movida das ruas da Baixa da cidade.

            Acredito que reunimos todas as condições para que este evento seja um sucesso, tal como o foi em 2014, e por isso conto com o contributo e a presença de todos vós.

 

                                                    O Presidente da XLVIII Reunião Anual da SPCPRE

​

                                                                      

​

                                                                                        João de Almeida

ASS1.png

        Caros Colegas,

​

​

     São ventos de mudança estes que sopram… e trazem à Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética novos desafios e ainda maiores responsabilidades.
      Na qualidade de Secretário da XLVIII Reunião da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética, cuja organização foi atribuída ao Serviço de Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética do Hospital das Forças Armadas, a realizar-se no Polo do Porto – Hospital D. Pedro V, em Reunião de Assembleia Geral da SPCPRE na 47ª Reunião em Lisboa, sinto um enorme orgulho, pelo trabalho que estamos a desenvolver. Os ventos trazem desafios e responsabilidades para a nossa prática do dia-a-dia, numa área para muitos considerada “a cereja no topo do bolo”, mas por todos, certamente, considerada parte inalienável da nossa prática diária, eu diria mesmo do nosso core, da massa de que somos feitos e de “como” fazemos.
     Em tudo que o cirurgião plástico faz o conceito estético está sempre presente. As raízes da Cirurgia Plástica nas palavras de um dos pais da Cirurgia Plástica: Gaspare Tagliacozzi (1545–1597) de Bologna, que considerava a sua actividade uma arte votada a “restaurar o que a Natureza deu e a sorte tirou”, na ânsia, não só de corrigir um defeito funcional, mas também de reestabelecer a aparência, tão perto quanto possível, da normalidade.
     Hoje em dia a ambição do cirurgião plástico vai ainda mais longe, tentando atrasar o relógio do tempo, modificar a tradução fenotípica da genética do individuo, apagar, não só da memória, mas também do corpo, as marcas da desfigurantes da doença ou do acidente.
     É no sentido de modernizar, consolidar e engrandecer uma sociedade com mais de 30 anos de história, que está pujante de juventude e actuante perante enormes desafios mas, ao mesmo tempo, exposta a intrusões e abusos, e mesmo más-práticas, que a comissão organizadora desta reunião juntou esforços e abraçou este desafio de tomar o pulso à prática da cirurgia estética pela cirurgia plástica em Portugal.

 

    Este esforço será espelhado na vossa participação na 48ªReunião da SPCPRE, 16 e 17/11 no Porto.

 

         Esperamos pela vossa presença e activa intervenção.

 

                                                       O Secretário da XLVIII Reunião Anual da SPCPRE
 


                                                             

                                                                                  Paulo Rui Monteiro

ASS2.png
bottom of page